Avenida Getúlio Vargas, 275, Praia Grande, Arraial do Cabo - RJ, Brasil

Arraial

Arraial do Cabo – RJ reúne algumas das mais belas características do litoral brasileiro, como dunas de areia branca, vegetação de restinga, lagoas e praias de mar cristalino, além de costões que funcionam como mirantes para apreciar tudo isso. O local é perfeito para a prática do surf, mergulho e trilhas. Sem contar que, assistir o pôr do sol no Pontal do Atalaia, um dos programas obrigatórios, é de graça!

                                                         Dá uma olhada no que te espera por aqui!

#1 Praia do Farol

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, ela fica na Ilha do Cabo Frio e é acessível somente por barco. A viagem dura 40 minutos. Não é permitido fazer as trilhas que levam aos faróis sem autorização e acompanhamento da Marinha. Para conhecer, é preciso fazer visitas coordenadas pelo órgão federal.

#2 Prainhas do Atalaia

Separadas por rochas, na maré alta, elas viram uma só. Para chegar ao local, é preciso encarar uma escadaria de madeira de 255 degraus, que sai do morro do Atalaia. A vista é encantadora, descortinando a Ilha do Farol. Ela é perfeita para mergulho, sendo ponto de parada dos passeios de barco.

#3 Praia Grande

Oceânica, a praia tem ondas fortes que atraem surfistas e adeptos dos esportes náuticos. O canto esquerdo é urbanizado, com quiosques e restaurantes à beira-mar. A moldura é formada por dunas de areia branca e muito fina, cobertas por vegetação costeira. Por aqui, o pôr do sol também é espetacular.

#4 Praia do Pontal

Uma guarita desativada, pouco depois do pórtico de entrada de Arraial, é a referência para chegar à praia – a partir dela, uma estrada de terra com 1 km leva à areia. Extensa e boa para caminhadas, vale para quem busca sossego e um mar calminho para as crianças. As barracas ficam no canto direito. 

5# Praia do Forno

Localizada em uma enseada, a praia do Forno é acessível somente por barco ou trilha de 30 minutos. Além da mata preservada, das águas claras e dos corais, ela abriga ainda um restaurante flutuante especializado em ostras e mariscos. Fica a 1,5 quilômetro do Centro.

#6 Praia do Anjos

É nesta praia onde estão ancoradas as embarcações que fazem os passeios pelas praias de Arraial do Cabo. Ela está localizada na Enseada dos Anjos e possui ao longo da praia uma avenida e diversos prédios residenciais e comerciais, além de quiosques e restaurantes.

#7 Praia Brava

Preferida dos surfistas e quase deserta, a Praia Brava tem ondas fortes e não é indicada para banhos. O acesso é pelo morro do Atalaia, por uma trilha de cerca de 15 minutos e não é aconselhável percorrê-la em dias de mau tempo. A depender da época do ano e do horário no dia, a maré encobre a faixa de areia da praia — que tem apenas 200 metros de extensão — e ela chega a desaparecer.  

8# Prainha

Uma das mais frequentadas e centrais da região, a Prainha é urbanizada, tem quiosques e águas mansas. Suas águas mansas e com temperatura mais agradável tornam o local ideal para crianças pequenas. Uma trilha conduz à praia da Graçainha, com apenas 15 metros. Nos arredores fica o Saco do Cherne, ponto para a prática do mergulho.